Há exatamente um ano, em um domingo pela manhã, chegava a notícia da morte de Ronnie James Dio, aquele que conquistou seu lugar na história do Metal. Dono de uma das maiores vozes do rock, o baixinho deixou inconsoláveis fãs às 7h45 da manhã, depois de perder a batalha contra um câncer de estômago, diagnosticado meses antes.
Nesse ano, vários tributos foram feitos em homenagem a Dio. Aconteceram alguns relançamentos em CD e DVD, e a banda Dio promete seguir em frente com Tim Ripper Owens nos vocais, com o aval de Wendy Dio. Na Bulgária, uma estátua chegou a ser inaugurada, com a o aval das autoridades, em um parque público.
Ronnie James Dio nasceu em Portsmouth, New Hampshire, Estados Unidos, em 10 de julho de 1942. Foi vocalista das bandas seminais para o Rock e o Heavy Metal, como Elf, Rainbow e Black Sabbath, onde conseguiu o improvável, substituir Ozzy Osbourne, e de seu próprio grupo. Nos últimos tempos atuava com o Heaven & Hell, versão do Black Sabbath com outro nome, junto com Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice.
Logo abaixo algumas das músicas do Deus do Heavy Metal uma singela homenagem:
Começando uma das músicas do Ronnie and the Redcaps, que foi um dos primeiros nomes da banda Elf, formada ainda na época que Dio estava na escola (o video abaixo é uma gravação de 1958, quando Dio tinha cerca de 16 anos, provavelmente a primeira música de Dio):
Agora um clássico do Elf, sua primeira banda, com a qual gravou três álbuns (um detalhe interessante é que no Elf o mestre Dio tambem foi baixista):
Após esse clássico de 1973 vamos para 1977 com uma performance ao vivo do Rainbow em Munique:
E agora a icônica música Heaven and Hell 1980, homônima do primeiro álbum do Dio no Black Sabbath, possivelmente o maior sucesso do Black Sabbath na voz de Dio (Tanto que em 2007, quando Dio fez uma turnê com o Black Sabbath da formação de 1982 eles foram sobre o nome de Heaven and Hell):
Vamos para Holy Diver (Na época em que Dio era o vocalista da banda Dio, esse foi o primeiro single da banda):
Vamos dar um salto para o ano de 1999, no álbum Tributo a Aerosmith onde Dio gravou a faixa Dream On com ninguém mais ninguém menos que Yngwie Malmsteen:
Vamos para 2006 quando Dio fez uma pequena participação no filme Pick of Destiny, junto com o Tenacious D, na música Kickapoo:
E terminemos em 2009 com os últimos meses de vida de Dio:
Diante disso, quando em algum momento nossos corações pesarem por ele, pensem o seguinte: não morreu simplesmente, na verdade foi digno, merecedor e corajoso o suficiente para ir se aventurar e cantar em outros lugares, todas as noites e por toda a Eternidade. Sim, façamos uso de um pensamento fantasioso para tornar tudo mais fácil, tão fantástico quanto os mundos de fantasias que ele nos ofertou com toda a sua sinceridade. Para sempre Ronnie James Dio.
Fontes de Pesquisa: Blog do Kedj
1 comentários:
Dio é Deus!
Postar um comentário